Marc Ribot, Tó Trips e muito jazz no verão do gnration

| Junho 2, 2023 4:06 pm

No gnration, o mês de julho é sinónimo de jazz. Assim, o ciclo Julho é de Jazz volta a realizar-se nesse espaço, em Braga, ao longo de duas vésperas de fim de semana.

Na abertura, a 6 de julho, o guitarrista norte-americano Marc Ribot, conhecido por conduzir inúmeros projetos da esfera jazz-rock, apresenta-se em Braga com o baterista Ches Smith e o baixista Shahzad Ismaily. Connection, o mais recente trabalho do trio sob a designação Ceramic Dog, é o mote para o regresso do grupo à sala que os acolheu pela primeira vez em 2019. A 7 de junho, o contrabaixista português André Carvalho dará a conhecer o segundo volume de Lost in Translation, série de trabalhos inspirados no universo das palavras intraduzíveis.

Na véspera do fim-de-semana seguinte, a 13 de julho, o baterista João Lencastre apresenta uma homenagem ao jazz que leva a palco alguns dos melhores músicos nacionais da atualidade, num autêntico supergrupo contituído por Ricardo Toscano (saxofone), Nelson Cascais (contrabaixo), Pedro Branco (guitarra), João Bernardo (sintetizadores) e João Pereira (bateria). Kaja Draksler e Susana Santos Silva, duas das mais interessantes artistas da improvisação livre europeia. encerram o ciclo a 14 de julho.

Entre outras propostas do gnration para o verão, destaque para a apresentação do álbum Tons de Pele, do músico bracarense Palas, no dia 16 de julho, desenvolvido em contexto de residência no âmbito da iniciativa Trabalho da Casa, e a apresentação de Popular Jaguar, o novo álbum do português Tó Trips, a 22 de setembro, dias antes do trio The Selva apresentar Camarão-Girafa (29 de setembro).

Com foco no programa online, o ciclo de programação órbita trará mais dois novos trabalhos, resultantes de encomendas artísticas que estabelecem pontes com o programa presencial do gnration. A 4 de julho, o terceiro capítulo de Jogo Cruzado coloca a artista visual portuguesa Ana Carvalho a criar um filme a partir de uma composição musical da artista multidisciplinar Xexa, e o cantor, poeta e multi-instrumentista norte-americano Ben LaMar Gay a musicar um filme da artista visual Sophie Clements. Já a 20 de setembro, o gnration exibe um espetáculo único gravado ao vivo em dezembro do ano passado, que juntou em palco o produtor Vessel, a violinista Rakhi Singh e o quarteto Pluris Ensemble.

FacebookTwitter