Wolf Eyes, Slausone Malone 1 e Special Interest entre as novidades da ZDB para o mês de novembro

| Outubro 24, 2023 4:09 pm

Já por aqui tínhamos anunciado algumas das propostas que vão compor o recheado mês de novembro da ZDBDeerhoof a 15 (um dias antes no gnration, em Braga); Model/Actriz a 20 (com uma segunda data recentemente adicionada no dia seguinte); William Basinski a 25 (dois concertos fora de portas, na Igreja de St. George). Também Contour, coqueluche da nova-soul norte-americana, se apresentará no aquário da sala lisboeta no arranque da programação do mês que se avizinha: toca a 3 de novembro nesse espaço, antes de subir até Guimarães, dia 4, para um espetáculo no último dia do festival Mucho Flow.

Instituição das vanguardas DIY deste século, Nate Young e John Olson, ou seja, a formação atual dos norte-americanos Wolf Eyes, são mais um dos destaques do roteiro que a Galeria Zé dos Bois desenhou para as próximas semanas. O grupo, cujas fundações remontam ao final da década de 90, traz na bagagem dois novos álbuns: Dreams in Splattered Lines, editado em maio deste ano, e o sucessor lógico IN SPLATTERED TIME, feito a partir da matéria sónica recolhida nas sessões do seu antecessor. Gonçalo Almeida, reputado contrabaixista português, assegura a primeira parte do evento agendado para 7 de novembro.

Depois da estreia apoteótica em terras lusas, no âmbito dos 30 anos do festival Paredes de Coura este verão, os Special Interest, que cruzam na sua música um cocktail irrequieto de funk, nervo pós-punk e ruídos industriais, apresentam-se pela primeira vez em Lisboa, na ZDB, no dia 13 de novembro. Endure, quarto longa-duração do grupo (e a estreia sob a cinta da histórica Rough Trade), continua a servir o mote para o regresso dos norte-americanos a Portugal.

Também de regresso está Jasper Marsalis, filho do cultuado trompetista Wynton Marsalis, e que atualmente responde pelo nome Slausone Malone 1. O cantor e produtor norte-americano, que se apresentou na edição de 2022 do Mucho Flow, traz consigo os temas do novíssimo EXCELSIOR, a estreia do artista nos quadros da Warp. Mark Leckey, King Krule e Joe Meek são alguns dos artistas que informaram o mais recente trabalho de Marsalis, como é possível consultar na compreensiva entrevista que o ex-membro dos Standing in the Corner concedeu à plataforma Sonemic.

Com um novo álbum na calha, os Mannequin Pussy, que em 2019 se juntaram aos quadros da Epitaph, assinam uma muito aguardada estreia em pisos nacionais nos dias 19 e 20 de novembro. I Got Heaven, o quarto trabalho de originais do grupo natural da Filadélfia, está agendado para sair algures no próximo ano, e deverá orientar o alinhamento que os autores de Patience apresentarão nas salas da Galeria Zé dos Bois e do Maus Hábitos (Porto), respetivamente.

800 Gondomar, 33EMYBW e Evichsen (com primeira parte de Shikabala) são outras sugestões da ZDB para o mês de novembro, que até ao fim do ano contará ainda com concertos de Colleen e Velho Homem. Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter