B Fachada toca no Auditório do CCOP em fevereiro

| Janeiro 18, 2024 11:26 am

Está marcado o regresso de B Fachada ao Porto: dias 9 e 10 de fevereiro de 2024 no Auditório do CCOP voltamos a encontrar-nos com o vasto catálogo de reflexões sobre a cultura e a tradição popular do cantautor. Justamente reconhecido como um dos grandes letristas da música nacional, Bernardo Fachada regressa ao norte no âmbito da apresentação de Rapazes e Raposas, o seu mais recente disco.

Escreve canções que dão mostras de ser recebidas como ciência social, mas o inverso também é verdadeiro. Tem muitos descendentes, mas é mais que a soma dos por si influenciados. Na música popular portuguesa do século XXI não há outra figura como B Fachada, o nome artístico de Bernardo Fachada, compositor, multi-instrumentista, produtor. Nascido em 1984, estudou música no Instituto Gregoriano de Lisboa e aprendeu piano. Mais tarde, frequentou a escola do Hot Clube de Portugal e, na Universidade, cursou Estudos Portugueses.

Desde 2007 tem-se notabilizado por um espantoso, e até certo ponto impiedoso, ritmo de edições, através do qual frequentemente subverte o cânone e converte os dogmáticos, baralha as expetativas e expetora a maralha, coça rótulos, caça ruturas. Entre formatos físico e digital, lançou cinco EP (destacando-se o remoto Viola Braguesa, uma reflexão sobre o conceito da tradição), três mini álbuns charneira (Há Festa na Moradia, Deus, Pátria e Família e O Fim) e sete registos de longa-duração O seu impacto conjunto testa os limites daquilo que, neste domínio, se entende por produção cultural.

Os bilhetes já se encontram à venda, por 12 euros, em bol.pt. O preço no dia do concerto sobe para 15 euros.

FacebookTwitter