Lætitia Sadier, Kara Jackson e Shabazz Palaces na primavera do gnration

| Março 27, 2024 2:14 pm

A música de Lætitia Sadier, Kara Jackson, Shabazz Palaces e Rafael Toral vai-se fazer escutar no gnration, em Braga, entre os meses de maio e agosto.

O último, que tem em Spectral Evolution um dos mais sublimes registos de 2024, inaugura as atividades do próximo quadrimestre com um espetáculo a 3 de maio. Editado no último mês de fevereiro, o disco assinala o começo de uma nova fase na carreira do renomado escultor sonoro, voltada novamente para a guitarra, bem como o primeiro lançamento sob a cinta da reanimada editora Moikai, do polímata norte-americano Jim O’Rourke.

A 22 de maio, os norte-americanos Shabazz Palace, liderados atualmente por Ishmael Butler, regressam ao espaço que os acolheu já por duas vezes (a última aconteceu em 2017, com Ângela Polícia na primeira parte). Exotic Birds of Prey, uma coleção de sete canções escritas e produzidas inteiramente por Butler (tal como tem acontecido em todos os lançamentos desde a saída do cúmplice Tendai Maraire, em 2020), é o mote de uma digressão com paragem no B.Leza, em Lisboa, no dia anterior.

Ainda nesse mês, a 25 de maio, o projeto Ruído Roído apresenta um novo trabalho audiovisual criado em pareceria com os alunos do Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho, responsáveis pela componente visual do espetáculo.

Figura incontornável do hip hop lusófono, xullaji (também conhecido por Chullage) é mais um dos destaques do gnration para os próximos meses. prétu 1 – xei di kor, manifesto pan-africanista que alia a herança da música africana às movimentações eletrónicas do dub e do hip hop, é o pretexto da apresentação a ter lugar no dia 1 de junho, um dia antes de Lætitia Sadier, voz inconfundível dos Stereolab, apresentar ao vivo Rooting for Love, o seu mais recente trabalho a solo, lançado em fevereiro deste ano.

A 15 de junho, Kara Jackson (na foto) estreia-se em Portugal com um concerto no gnration (no dia seguinte, atua na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa). Why does the Earth Gives People to Love?, a estreia da cantora, compositora e poetisa norte-americana em longa-duração, é já uma das obras fundamentais do novo cancioneiro norte-americano, tendo recebido rasgados elogios por parte da crítica especializada.

Antes desse mês encerrar, a 29, o ciclo Radiografia “volta a colocar jovens compositores bracarenses no centro do palco”, explica a organização. Naquela que será a quinta edição desta iniciativa, Inês Malheiro convida Arianna Casellas e Violeta Azevedo para apresentar um novo espetáculo, intitulado Volatile Poem.

Por fim, a 19 de julho, os japoneses goat, de Koshiro Hino, trazem o mais recente álbum Joy in Fear ao gnration (passam pela ZDB dois dias). Antes, entre os dias 3 e 13 de julho, há concertos de Carlos Bica, Mário Costa e Bruno Pernadas com Héloïse Lefebvre e Gileno Santana, André Pizarro Pepe, Marie Krüttli Trio e Hedvig Mollestad Trio na 10ª edição do ciclo Julho é de Jazz (consultem o programa aqui).

FacebookTwitter