A Galeria Zé dos Bois (ZDB) vai receber concertos de Riley Walker, Eli Keszler, Still House Plants (na foto), entre outros, até ao final do próximo mês de outubro. Mabe Fratti, que tem em Sentir Que No Sabes um dos mais interessantes registos musicais deste ano, estreia-se na capital – em nome próprio – com um espetáculo fora de portas.
O programa arranca já esta quarta-feira, dia 2 de outubro, com um concerto a solo do norte-americano Riley Walker, figura proeminente da folk contemporânea que se apresentará também em Braga, no gnration, dois dias depois. A 7 de outubro, os britânicos Blue Bendy – um dos nomes escalados para a edição de 2024 do vimaranense Sonus Art Fest – irão apresentar em Lisboa os temas de So Medieval, a estreia do quarteto de Londres em longa-duração.
Já o projeto A Hawk and a Hacksaw, formação oriunda de Albuquerque, no estado do Novo México, traz consigo vinte anos de carreira e um repertório igualmente avultado de canções que cruzam tradição norte-americana com as raízes da música dos balcãs. A apresentação está marcada para 9 de outubro e tem o português Bernardo Vinagre na primeira parte. Dois dias depois, a ZDB acolhe um encontro em palco entre a saxofonista Ingrid Laubrock e o baterista Pedro Melo Alves.
Eli Keszler, percussionista que tem vindo a reconfigurar com mestria os limites da bateria, intersetando as propriedades desse instrumento com os territórios livres do jazz e da eletrónica, assinala a sua estreia em Lisboa – depois de atuações no Crato, em Braga e na Madeira – com um espetáculo a solo no dia 16 de outubro. Não muito longe dessa órbita estão os norte-americanos Pulverize The Sound, formação novaiorquina composta por Peter Evans, Tim Dahl e Mike Pride e que se apresenta a 17 de outubro na sala lisboeta.
A 26 de outubro, há música de Maria Reis, Lobster e White Magic e escolhas a cargo de Marfox e Fantasia para escutar no aquário da ZDB, antes dos britânicos Still House Plants – cujo mais recente álbum, If I don’t see you I love you, foi alvo de uma recensão nas nossas páginas – regressarem à casa que os acolheu pela última vez em 2019 (concerto marcado para 30 de outubro, com o artista multidisciplinar Nu No na primeira parte).
Por fim, a 31 de outubro, a ZDB leva até ao B.Leza, junto ao Cais do Sodré, uma performance da guatemalteca Mabe Fratti, que irá revisitar os temas do seu mais recente álbum, Sentir Que No Sabes, na companhia do percussionista Hector Tosta. Antes, a 25 de outubro, há mais um evento fora de portas: acontece no ZDB 8 Marvila e tem como destaque um espetáculo ao vivo da canadiana Marie Davidson.