Festival SQUARE: conheça o alinhamento diário do programa de concertos

| Dezembro 12, 2024 4:36 pm

Foi anunciada o alinhamento diário do programa de concertos do SQUARE, festival-convenção integrado no programa oficial da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. De 29 de janeiro a 1 de fevereiro, quatro cidades minhotas – Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão, as mesmas que compõem a rede urbana Quadrilátero Cultural – serão palco para mais de 50 artistas oriundos dos três continentes banhados pelo Atlântico.

Dividido em duas modalidades, uma diurna e outra noturna, a primeira edição do Square arranca a 29 de janeiro na “cidade-berço”, em Guimarães. Os escoceses comfort, a apresentar o último álbum What’s Bad Enough, lançado em 2023 pela FatCat, são o grande destaque de um certame que inclui também atuações de Arianna Casellas Y Kauê, Halima, Jadsa e Skanderani. À noite, em Braga, há concertos de Retro Cassetta e Susobrino.

A 30 de janeiro, Barcelos recebe concertos de Caamaño&Ameixieras, Julián Mayorga (atua também na ZDB, em Lisboa, a 29 de janeiro), Hetta, Housepainters e Ricardo Léon durante o dia, com as luzes a ligarem-se novamente em Braga, durante a noite, para apresentações de Zancudo Barraco e Unsafe Space Garden.

No dia seguinte, a 31 de janeiro, a cidade de Famalicão vai ser ocupada pelos sons que povoam a diáspora africana, com Mynda Guevara e Fidju Kitxora entre os destaques de um dia que inclui também atuações de SJU, Planta Carnívora e Prato Verde. Braga, à noite, recebe ANTCONSTANTINO, El Khat, Guedra Gedra, Huggen Left, Normal Nada e Tennaz.

Por fim, a 1 de fevereiro, as programações diárias e noturnas concentram-se todas em Braga, que irá receber concertos de Adelaida, ||ALA|MEDA||, Asmâa Hamzaoui & Bnat Timbouktou, Cantes Malditos, DJ Fucci, EMMVR, Fantasmage, FVLCRVM, Gato Sapato, George Silver, gushes (integra também a programação da ZDB para o início do ano), Isa Leen, Júlia Colom, Liliane Chlela, Maggie Nicols, Maria Reis, Noia, Psudoku, Quadra, Ricardo Martins, Rocío Guzmán, Skanderani, System Sophie, tresor&bosxh + belladona&lombwa e YERI & YENI.

Conferência Square 2025 anuncia programação completa

Paralelamente ao programa de concertos, o SQUARE irá acolher entre os dias 29 e 31 de janeiro uma conferência “destinada a profissionais e curiosos do setor da música”, lê-se num comunicado. “Sob o tema Margem, o evento reunirá artistas, investigadores, profissionais da indústria musical e agentes culturais para refletir sobre os desafios, as possibilidades e os novos paradigmas que emergem na criação contemporânea”, continua a mesma nota.

Os bilhetes para a primeira edição do SQUARE estão à venda em bol.pt, em três modalidades: Passe Pro, de acesso a toda a programação da conferência e de concertos e que inclui também transfers para as atividades nas várias cidades, almoços de networking e base de dados de profissionais; Passe Geral, que garante o acesso a toda a programação de sábado, dia 1 de fevereiro, bem como à programação de clubbing que terá lugar em Braga ao longo da semana; e Passe Sábado, de acesso exclusivo à programação musical do dia 1 de fevereiro.

Entre os parceiros nacionais e internacionais do evento, coordenado pela editora-promotora Lovers & Lollypops, estão as editoras Nyege Nyege e Coquetel Molotov, a promotora Cosmic Burger, a publicação Bantumen e os festivais FMM Sines, COSMOS, MIL, Novas Frequências e Sinsal.