
No ano em que a cidade de Braga é Capital Portuguesa da Cultura, o Theatro Circo e o gnration juntam-se para celebrar os seus aniversários. Nos dias 2 e 3 de maio, a festa faz-se com espetáculos, concertos e atividades que se articulam pelas duas principais artérias culturais da cidade.
A arrancar com as celebrações de aniversário no gnration, às 22:30 de sexta, irão estar os brasileiros Boogarins, que trarão consigo os temas do seu novo álbum, Bacuri, lançado em 2024. Antes, o Theatro Circo recebe a estreia absoluta de “Hei-de reparar”, a mais recente criação de Raquel S (com interpretação de Maria Jorge).
A 3 de maio, o programa de eventos concentra-se no gnration, que irá celebrar 12 anos de atividade com um programa de entrada gratuita. A compor o certame de sábado estão atuações em formato DJ set de Cálculo e Sheri Vari, uma estação de experimentação para os mais novos (aberta durante toda a tarde) e concertos de uma vasta gama de músicos e compositores, do egípcio Rizan Said aos portugueses Sereias e Lena D’Água, passando pelo norte-americano Robert Aiki Aubrey Lowe (na foto), responsável, entre outras empreitadas, pela banda sonora da mais recente recriação do filme Candyman (2022), de Nia DaCosta.
Tricla, Fogo Fogo Zancudo Berraco completam o programa de música do gnration.