Walking In The Opposite Direction conta a história de Adrian Borland, com recurso a material de arquivo raro, entrevistas com ex-membros da banda e críticos de música, além de discussões com seu pai e ex-namoradas. O próprio Adrian Borland conta a sua versão através das músicas tocadas no filme. O álbum de estreia dos The Sound, Jeopardy (1980), é visto por muitos como uma obra-prima, mas a partir dos anos 80, o futuro promissor de Adrian Borland mudaria. Walking In The Opposite Direction foi um filme possível através da paixão, dedicação, crowdfunding e venda de antigos instrumetos do vocalista que financiaram o projeto. Além disso, o filme é principalmente o resultado do grande investimento que o diretor Marc Waltman realizou e que é apresentado em Portugal, no Porto. A projeção do filme será ainda acompanhada por um concerto tributo dos In2thesound que conta com a presença do baterista de formação Mike Dudley.
Os Preoccupations – a banda de Matt Flegel, cuja sonoridade se enraizou entre as cruzadas mais alternativas aquando o lançamento dos primeiros trabalhos – estão de regresso a solo nacional para apresentar o mais recente disco de estúdio, New Material, tocando a 25 de janeiro no RCA Club, em Lisboa e, no dia seguinte, a 26 de janeiro no Hard Club, Porto.
As músicas dos Preoccupations sempre abordaram temas como a criação, destruição e futilidade, através de uma singular força post-punk de texturas evocativas e afiadas, além das fervorosas guitarras cintilantes. Desta vez, com New Material na calha – uma coleção de oito músicas que amplia e aprofunda os Preoccupations para um domínio sonoro diferente – a banda apresenta a sua ode à depressão, à autossabotagem e ao ódio na primeira pessoa.
Os britânicos Echo & The Bunnymen vão regressar a Portugal no próximo mês de fevereiro para dois concertos marcados para 10 de fevereiro no Lisboa ao Vivo (LAV) e 17 de fevereiro no Hard Club, Porto, ambos inseridos na tour de apresentação do mais recente disco da banda The Stars, the Oceans & the Moon. Este novo disco dá uma nova roupagem a 13 das músicas já editadas pela banda, apresentando ainda dois temas inéditos.
A banda de Ian McCulloch – que cruza os ritmos monocromáticos do post-punk à alegria contagiante da new-wave – regressa ao país três anos depois da passagem pelo festival Vilar de Mouros para apresentar temas como “The Killing Moon”, “The Cutter”, “Bring on the Dancing Horses”, “Lips Like Sugar”, entre outros.
Os suíços The Young Gods vão regressar ao país em abril de 2019 para dois concertos inseridos na tour europeia da promoção do sucessor de Everybody Knows (2010), cujo lançamento é esperado para fevereiro de 2019. O primeiro destes concertos está agendado para 14 de abril no Lisboa ao Vivo (LAV) e o segundo no dia seguinte, a 15 de abril, no Hard Club, no Porto. A camaleónica banda subirá aos palcos nacionais apenas com um dos membros da formação original, o vocalista Franz Treichler.
Os The Young Gods têm pressionado os limites do som por mais de trinta anos, tendo começado por apresentar uma abordagem musical situada entre o punk industrial e o cabaré surrealista, cujo rumo foi direcionado, mais tarde, para a música eletrónica/techno, onde forjariam a sua sonoridade distinta. Durante este processo os The Young Gods tornaram-se velhas lendas do cenário europeu post-industrial.
Os xPropaganda, o grupo de synthpop alemão formado nos anos 80, vão passar por Portugal para dois concertos agenciados pela At The Rollercoaster e marcados para agosto de 2019. A banda subirá a palcos nacionais com dois membros da formação original, a vocalista Susanne Freytag e Claudia Brücken às quais se juntarão, possivelmente, músicos convidados para tocar o álbum A Secret Wish (1985) na íntegra.
A abertura de ambos os concertos fica a cargo do quarteto de post-punk canadiano ACTORS, formados por Jason Corbert (voz/guitarra), Jahmeel Russel (baixo/voz), Shannon Hemmet (sintetizador/voz) e Adam Fink (bateria) e que apresentarão o seu mais recente disco de estúdio, It Will Come To You (2018).
Bilhetes: 25€. Informações para os concertos no Porto aqui e para os concertos em Lisboa aqui.
Podem encontrar a programação completa da At The Rollercoaster e todas as informações adicionais através da página de Facebook da promotora, clicando aqui.