Larissa Conforto exalta a resiliência feminina em “Mulher”, primeira música de ÀIYÉ

| Agosto 1, 2019 12:58 am

Larissa Conforto é uma compositora brasileira que já trabalhou com Chico Buarque e Gilberto Gil, e fixou residência em Lisboa no mês de maio.

Depois de anos como baterista na banda Ventre, com a qual realizou o último concerto do grupo no palco do Lollapalooza no ano passado, a brasileira Larissa Conforto reinventou-se no seu novo projeto, ÀIYÉ, experimentando novos caminhos sonoros e artísticos. A artista lançou uma nova versão de “Mulher”, música lançada pela Ventre no disco homónimo do trio, em 2015. O vídeo faz parte do projeto Tudo Que Se Pode Ouvir, da produtora carioca Umanoid. Um arranjo intimista, eletrónico, sensível e emotivo faz a letra soar ainda mais sincera – e as intervenções em spoken word celebram a resiliência e a pluralidade feminina.

Há dois anos atrás, Larissa herdou 47 baralhos de tarot da sua avó. Inspirada pelo 13º arcano, que representa a morte e o renascimento, criou o atual capítulo de ÀIYÉ como um veículo de experimentação com canções, melodias e ritmos. Em novembro do ano passado, ÀIYÉ veio ao mundo em forma de residência artística no Centro da Terra, em São Paulo, explorando as fases da lua sob o prisma do 18º arcano. Em iorubá, a palavra significa “terra”. Hoje, transforma-se ao mesmo tempo em pesquisa artística, instalação visual e experimentação sonora. Nas palavras da própria artista: “ÀIYÉ não é um produto final. É um processo”.

A setlist que será apresentado na tour europeia é formado por canções inéditas, compostas por Larissa entre as performances e experiências realizadas no processo criativo e espiritual vivido por ela, chamado ÀIYÉ. Essas faixas estão a ser finalizadas pela artista em parceria com Diego Poloni. Em dupla estão a construir o que será o primeiro trabalho em estúdio do projeto, com lançamento previsto ainda para esse ano através do selo Balaclava Records.
FacebookTwitter