STREAM: Davaajargal Tsaschikher – Re Exist

| Fevereiro 12, 2020 1:37 pm

O artista mongol Davaajargal Tsaschikher editou hoje o seu álbum de estreia, Re Exist, com o selo da editora Chinabot, em formato cassete e digital. Davaajargal Tsaschikher é mais conhecido por ser parte integrante da banda de rock Mohanik, mas agora apresenta-se a solo num registo onde habitam paisagens sonoras ambiente e contemplativas, que exploram o espaço, o tempo e a textura. Em Re Exist são utilizados vários instrumentos tradicionais da Mongólia de uma maneira totalmente moderna e há influências do punk, psicadelismo e noise, juntamente com diversas técnicas folk, de modo explorar o espaço contínuo.


Este álbum surge após anos de experiências do artista, onde se inclui a presença na bienal de Veneza em 2017, na qual Davaajargal Tsaschikher colaborou com Alva Noto e um grupo de throat singers da Mongólia, compondo um som sombrio e estático, com a ajuda do instrumento tradicional mongol Morin Khuur, um berimbau de boca e fields recordings.

As paisagens sonoras de Re Exist não trazem só à memória a paisagem física da Mongólia, descrevendo também o sistema de crenças local, Tengrism, no qual a reencarnação sem fim em novas dimensões desempenha um papel central. Segundo Tsaschikher: 

“É realmente interessante focarmo-nos nos rituais antigos da Mongólia que conectam ou comunicam com a natureza e com os velhos espíritos. Sinto um sentimento muito forte e uma comunicação profunda quando encontro um xamã. De certa forma, parece que humanos e espíritos naturais nunca morrem. Eu acredito que há reencarnação ou reexistência. Deve haver uma dimensão diferente de tempo e espaço. ”

Podem escutar na íntegra Re Exist aqui em baixo.

FacebookTwitter