Este sábado, o gnration recebe Fred Frith Trio

| Março 15, 2022 2:44 pm

No âmbito do programa em rede Caleidoscópio, que nas últimas semanas acolheu os espetáculos de Tara Clerkin Trio e Lucy Railton com Pedro Maia em Braga, o gnration recebe em concerto Fred Frith Trio, a formação do histórico guitarrista britânico Fred Frith com o baixista Jason Hoopes e o baterista Jordan Glenn que se apresentará na sala bracarense no próximo dia 19 de março.

Figura central nos universos da música livre e improvisada, Jeremy Webster Frith, que responde pelo nome de Fred Frith, é dono de uma extensa e altamente influente discografia. Para além de um seminal percurso a solo, com discos tão distintos como o estoico Guitar Solos ou o mais extravagante Gravity (1980), o músico britânico fundou, com o multi-instrumentista Tim Hodgkinson, os essenciais Henry Cow, nome-charneira nos círculos da música experimental e progressista feita na década de 70. No seu admirável currículo, que conta mais de cinco décadas dedicadas à exploração de novas ideias e sonoridades, salientam-se ainda as muitas colaborações com notáveis da improvisação como o violoncelista Tom Cora, a harpista Zeena Parkins, a percussionista Ikue Mori ou o saxofonista John Zorn, para quem desempenhou funções de baixista nos míticos Naked City.

Em 2013, fundou com o baixista Jason Hoopes e o baterista Jordan Glenn, ambos membros dos vanguardistas folk Jack O’The Clock, o Fred Frith Trio, formação que motiva o regresso do músico a Portugal no próximo sábado — e que terá a trompetista portuguesa Susana Santos Silva como convidada.

A entrada para o concerto em Braga é gratuita, mediante reserva feita através do email bilheteira@gnration.pt. A 26 de março, o gnration recebe a japonsea Ikue Mori para um espetáculo com os portugueses Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões.

FacebookTwitter