Steve Gunn, Raül Refree e Rodrigo Amado no programa de cine-concertos do Curtas Vila do Conde

| Junho 22, 2022 5:55 pm

A música de Steve Gunn, Raül Refree, Rodrigo Amado, entre outros, vai fazer-se ouvir na secção Stereo do Curtas Vila do Conde, que este ano celebra 30 anos de atividade através de uma edição especial espalhada por vários espaços da cidade.

O módulo de cine-concertos, que pretende “alargar os horizontes de apresentação da sétima arte”, terá como epicentro o Teatro Municipal de Vila do Conde, sempre às 23h45, arrancando no dia 12 de julho com a estreia de La peste – Una deconstrucción musical y visual de Nosferatu, projeto que junta a música de Raül Refree — produtor da portuguesa Lina e da catalá Rosalía — às imagens de Pedro Maia, conferindo novas leituras ao clássico do expressionismo alemão Nosferatu, de F.W. Murnau.

A 13 de julho, Rodrigo Amado (saxofone), Hernâni Faustino (contrabaixo), Carla Santana (eletrónica), João Valinho (bateria) e Rodrigo Brandão (spoken word) dão “voz” a Porto 1975 Mobilização Geral, um espectáculo construído a partir das filmagens que José Alves de Sousa captou na cidade do Porto desde o “verão quente” de 1975 até ao início da década de 1980. No dia seguinte, Mané Fernandes, José Marrucho e DJ Lynce compõem a trilha para a versão adaptada de I Don’t Know Karate But I know Ka-razor!, projeto que Filipe Marques tem vindo a desenvolver em torno da problematização da impotência da condição humana.

Steve Gunn, cantor-compositor norte-americano com sólido currículo experimental (é colaborador de Kurt Vile, mas também de Mike Cooper, Marcia Bassett ou Bardo Pond), acompanha as as imagens de Visions in Meditation 1-4, de Stan Brakhage, no dia 16 de julho.

O Stereo irá contar também com uma série de sessões de cinema ao ar-livre, realizadas no Pátio da Solar – Galeria de Arte Cinemática, onde serão exibidos os filmes The Last Waltz, de Martin Scorcese, Italo Disco. The Sparkling Sound of the 80s, de Alessandro Melazzini, e Songs For Drella, de Ed Lachman. A 15 de julho, há ainda uma competição dedicada a videoclipes — Conjunto Corona, Chão Maior, Sereias, Best Youth, Moullinex e Rodrigo Leão são alguns dos artistas em concurso.

Os bilhetes para as sessões encontram-se disponíveis em bol.pt a custos que variam entre 6€ e 10€.

FacebookTwitter