335

gnration recebe Jenny Hval, Circuit Des Yeux e Michael Gira até ao final do ano

| Setembro 9, 2022 7:31 pm

Até ao final do ano, o gnration, em Braga, traz à cidade “alguns dos nomes que marcam a atualidade internacional da música contemporânea”. Aos concertos já anunciados de Jenny Hval, Circuit Des Yeux e Michael Gira juntam-se agora as novas adições da brasileira Juçara Marçal, do britânico Vessel e dos portugueses You Can’t Win Charlie Brown, bem como um programa multidisciplinar que inclui ainda conversas, exposições e dança.

A arrancar a programação regular de música estará Circuit des Yeux, fascinante projeto da cantora, compositora e multi-instrumentista Haley Fohr que traz consigo o seu sexto e mais expansivo álbum até à data, -io. O concerto está agendado para o dia 20 de outubro e assinala a terceira de quatro datas em solo nacional este ano (atua um dia antes na Culturgest, em Lisboa, e um dia depois no Auditório de Espinho. Antes, a norte-americana apresentou-se em Leiria no àmbito do festival Extramuralhas).

A 11 de novembro, os portugueses You Can’t Win, Charlie Brown trazem a Braga Âmbar, quarto disco de carreira e o primeiro cantado exclusivamente em português. Também em novembro, a 24, a cantora, compositora, e romancista norueguesa Jenny Hval — cujo mais recente álbum, Classic Objects, foi alvo de revisão na rubrica de críticas da Threshold Magazine em abril — regressa à casa que a acolheu pela última em 2017.

Depois de uma última atuação ao lado do compatriota Kiko Dinucci, em 2021, Juçara Marçal regressa ao gnration para um espetáculo a solo. O concerto está agendado para o último dia de novembro e terá como mote Delta Estácio Blues, o segundo e mais recente álbum da cantora, compositora e investigadora musical brasileira.

Nome maior da vanguarda norte-americana, Michael Gira inaugura o mês de dezembro com uma performance rara em formato a solo. O homem forte dos Swans, que têm novo álbum prometido para 2023, sobe ao palco do gnration no dia 7 desse mês, e terá o compositor Kristof Hahn, companheiro de aventuras nos Swans e The Angels of Light, na primeira parte. Três dias depois, a 10 de dezembro, o gnration acolhe a estreia em palco de Alla, o novo álbum da portuguesa Surma que tem em Pedro Melo Alves e João Hasselberg alguns dos seus convidados.

A encerrar o trimestre, dias 16 e 17 de dezembro, o gnration volta a receber a mostra de música eletrónica e arte digital OCUPA, que à sétima edição conta com um programa múltiplo onde se destaca o encontro único entre o produtor britânico Vessel, a violinista indiana Rakhi Singh e o quarteto de cordas bracarense Pluris Ensemble, bem como as apresentações ao vivo de Gauche, Coletivo Vandalismo e Clube de Inverno.

Até ao final do ano, o gnration acolherá ainda a 12ª edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve, que este ano leva Gabor Lázár, Jana Rush, Bleid, Dj Marfox, Dj Kolt e Xexa, estes três últimos numa noite dedicada à editora Príncipe Discos, até à sala bracarense.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter