Iceboy Violet, Richie Culver ou Império Pacífico no arranque do ano da ZDB

| Janeiro 9, 2023 3:37 pm

É na próxima sexta-feira, dia 13 de janeiro, que a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, retoma o seu programa regular de música, cujo alinhamento foi revelado na sua totalidade no início do ano. ZDB

Iceboy Violet, nome que, a par de Blackhaine, AYA ou Rainy Miller, está na dianteira de uma nova geração de artistas desalinhados com origens na cidade de Manchester, apresenta-se no aquário da sala situada no Bairro Alto (e um dia depois no Passos Manuel, no Porto) com a sua mais recente mixtape, The Vanity Project, produzida pelos compatriotas Space Afrika, também de Manchester, e que mereceu uma posição privilegiada na mais recente lista de melhores do ano da britânica Quietus. NICØ, valor emergente da eletrónica nacional, assegura a primeira parte.

No dia seguinte, os portugueses Hetta, cuja sonoridade parte do math-rock, do screamo e de “outros subgéneros demasiado intelectualizados” para “chegar a algo puro e violento”, explica a organização, encabeçam um alinhamento 100% nacional onde constam ainda dois supergrupos formados pela nata do novo rock lisboeta: Hisou (Alexandre Fernandes, Alek Rein e Ricardo “Caguincha” Mendes) e Sonitus Missarum (Pedro Melo Alves, João Valinho, Gonçalo Almeida e João Almeida).

A 19 de janeiro, a ZDB acolhe a primeira apresentação ao vivo de Organic Music Tapes Vol.2, o segundo volume de uma série pensada e criada pelo músico e compositor Tiago Sousa. Um dia depois, os Império Pacífico, de Pedro Tavares e Luan Bellussi, transportam os oito temas que formam o seu novo álbum, Club Hits, para o palco (o projeto Mantle of Gets, do britânico Luke Williams, assegura a primeira parte).

A 26 de janeiro, a REIF apresenta um roteiro composto por Alcaide, carincurRichie Culver, britânico que se encontra a residir atualmente no Porto e que tem no novíssimo I Was Born by the Sea, a estreia do artista em longa-duração, um dos melhores lançamentos de 2022 para a distribuidora inglesa Boomkat. Na noite seguinte, o artista natural de Hull apresenta-se em dose dupla na Invicta — primeiro no sub-palco do Teatro Rivoli, e depois na cave do Passos Manuel.

Os portugueses Summer of Hate, que têm em Love Is Dead! Long Live Love uma das mais impressionantes estreias do ano transacto, e a junção Maria Putas Reis Bêbadas (ou seja, o encontro em palco entre a cantora-compositora Maria Reis e os idiossincráticos Putas Bêbadas) encerram o certame da ZDB para janeiro nos dias 27 e 28 desse mês, respetivamente.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter