Billy Woods e Stefano Pilia (com Adrian Utley e Alessandra Novaga) no mês de fevereiro da ZDB

| Fevereiro 2, 2023 2:59 pm

É já esta quinta-feira que arranca o programa de fevereiro da Galeria Zé dos Bois, divulgado na sua totalidade na última segunda-feira. Billy Woods, elusivo rapper norte-americano que tem em Aethiopes uma das obras mais fascinantes de 2022, apresenta-se esta noite na sala lisboeta para um espetáculo esgotado (o português Amador assegura a primeira parte).

Com uma carreira a remontar ao início do século, foi com Hidding Places, publicado em 2018 com o compatriota Kenny Seagal, que o percurso de Billy Woods tomou outro rumo, alcançando um novo e justo falatório a nível global que o levou a percorrer os quatro cantos do mundo (na Europa, salienta-se a passagem pelo holandês Le Guess Who?, a convite dos norte-americanos clipping.). O seu mais recente trabalho a solo, Aethiopes, foi o melhor lançamento do ano para a Fader, que destaca o “fervor impressionista” com que o o fundador da Backwoodz Studioz aborda as questões da negritude e da diáspora africana.

Entre as onze noites de música e concertos apontadas para este mês, destaque para o regresso do Festival Rescaldo que, na sua 13ª edição, vai levar Bezbog, Poly Vuduvum e João Carreiro & Mariana Dionísio até ao aquário da ZDB no dia 15 de fevereiro. Antes, a 11 de fevereiro, a sala situada no coração do Bairro Alto volta a acolher mais uma residência com carimbo Soul Feeder — 7777 の天使, Dakoi, DJ GHEPARD, Nezpera, t0ni e um6ra formam o certame da noite organizada pela plataforma sediada em Berlim.

A 24 de fevereiro, um dia antes do espetáculo no gnration, em Braga, o guitarrista, compositor e reputado investigador eletroacústico Stefano Pilia apresenta-se na ZDB com o inglês Adrian Utley, reconhecido pelo seu trabalho nos Portishead, e a italiana Alessandra Novaga para apresentar o seu mais recente álbum, Spiralis Aurea.

Salbany, Pedro Melo Alves & Ece Canli ou as apresentações dos novos lançamentos de Royal Bermuda, Genes, Moss Kissing e O Carro de Fogo de Sei Miguel são outras propostas do roteiro desenhado pela ZDB para o mês de fevereiro, que poderão consultar com mais detalhe aqui.

FacebookTwitter