Está revelado o cartaz completo do Palco RUC 2023

| Maio 7, 2023 6:49 pm

Deli Girls (na foto), Tim Reaper e DJ Kolt são alguns dos nomes confirmados para a edição deste ano do Palco RUC.

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) revelou ontem, dia 6, o cartaz completo da próxima edição do Palco RUC, que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de maio na Queima das Fitas de Coimbra, na Praça da Canção, enquanto palco secundário. Alguns dos objetivos principais do evento – revelou Bernardo Matos, um dos organizadores do palco, em entrevista à própria RUC – são a diversificação musical nos cartazes das festividades de maio e a aproximação da rádio aos ouvintes.

O Palco RUC já nos habituou a diversos nomes de peso ao longo da história de década e meia, tendo trazido nomes como DJ Rashad, Iglooghost, Kode9, R. Stevie Moore, Empire Line, entre muitos outros. Por isso, as expectativas eram altas. Parte do cartaz foi sendo divulgado em modo conta-gotas ao longo das últimas semanas, com cerca dos artistas metade do cartaz a serem publicamente confirmados, um a um.

Olhando para a vertente internacional: o primeiro dia terá jungle britânico em peso com Tim Reaper e Josie Bee. Enquanto o primeiro brilha pela sua mestria em breaks vanguardísticamente futuristas, a última é um dos grandes nomes da nova geração de Brighton, que se tem mostrado tão apaixonada pelo old-school.

Os dois dias seguintes serão marcados por dois duos: Animistic Beliefs (dia 20) e Deli Girls (dia 21). Animistic Beliefs, de Roterdão, exploram misturas entre um IDM mais arrebatador misturado com a tradicionalidade musical moluca e vietnamita-chinesa, apimentados por vocais bastante apunkalhados; já as nova-iorquinas Deli Girls, a primeira confirmação deste Palco RUC, prometem um concerto de synth-punk industrialmente visceral e cortante, com a intenção de levar o público universitário a um delírio de trincheira guiado por sintetizadores cruamente amargos e agressivos. Antes, a 19, atuam na Galeria Zé dos Bois.

Já o último dia contará com a presença de MBODJ, membro do Jokko Colective, espalhando a sua descentralização quase pós-clubbing em honra a Barcelona e à afrodescendência, tal como terá feito no último verão, por exemplo, quando visitou as planícies alentejanas de Beja para participar na última encarnação do Festival MUPA, que a Threshold cobriu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Palco RUC (@palcoruc)

 

Virando agora o olhar para nomes nacionais, o primeiro dia apresentará um set b2b de Cativo (membro do coletivo coimbrense Instrumental Violence e do duo Fuinki) e DJ Vice City (membro da Coletivo Lenha). Já dia sucedente terá o palco reservado para o frenetismo furiosamente sombrio dos nortenhos Pledge, com sonoridades de mão dada com o powerviolence e o post-hardcore, complementadas pelos vocais esmagadores de Sofia Magalhães. Todavia, essas energias caótico-maníacas acabarão por eventualmente se verem substituídas pelas misturas hipnóticas de graves predominantes do produtor lisboeta Schuro, que trará consigo um set multifacetadamente intercalado, pisando territórios dos Reinos do techno, electro e dos breaks.

Domingo trará não só o psicadelismo industrial e repleto de punhaladas ruidosas dos MДQUIИД, mas também o noise rock anárquico dos Terebentina, conhecidos pela sua energia total nos concertos, mesmo que o número de performances ao vivo do grupo tenham diminuído bastante desde o início da pandemia, substituídos por uma maior atenção aos lançamentos de estúdio, como é o caso do álbum “Um palmo acima do chão”, editado no final do ano passado.

Por fim, o último dia do Palco RUC contará com DJ Kolt, membro dos Blacksea Não Maya e cara habitual nos lançamentos da Príncipe Discos; e o rapper Real Guns que, acompanhado de uma guitarra, espalhará – maioritariamente em crioulo – uma realidade e quotidiano que não é só dele mas também de muitos que se refletem nos seus versos.

Além de todos estes nomes, o Palco RUC, como é habitual, guarda também um tempo de antena para diversos DJ’s associados à rádio. Este ano, os escolhidos foram: London, Lexi (dia 19), Rivers, Gonçalo V. (dia 20), Marta Anjo, Barrosa (dia 21), Tchitchi e Benson 1.25x (dia 22).

Além da programação destinada para a Queima das Fitas, a RUC organizou ainda dois eventos warm-up. O primeiro ocorreu a 29 de abril na Casa das Artes Bissaya Barreto, contando com o ambient de Moss Kissing e o ritual delirante do duo recém-formado Amuleto Apotropaico. O último aconteceu ainda na passada sexta-feira, dia 5, na Salão Brazil, onde subiram bbb hairdryer, grupo de queercore noisy originário das Caldas da Rainha; e o coimbrense Ben Yosei, que já tem data de lançamento para o seu próximo álbum, “Lagrimento”, agendada para o próximo dia 13.

Os bilhetes para a Queima das Fitas de Coimbra, que ocorrerá entre os dias 19 e 26 de maio, já estão disponíveis em Bol.pt. Os bilhetes pontuais variam diariamente; já o bilhete geral tem um custo de 60€. Linda Martini, Slow-J e T-Rex são alguns dos nomes confirmados para o Palco Principal.

Fotografia: Andrew Hallinan

FacebookTwitter