Maio na ZDB com Meth Math, Hillary Woods e Rafael Toral

| Maio 2, 2024 4:06 pm

É no Teatro Ibérico, em Lisboa, que a agenda da ZDB para o mês de maio irá arrancar. O evento fora de portas terá lugar a 4 desse mês com a apresentação em palco de Spectral Evolution, o novo álbum de Rafael Toral e o começo de uma nova fase na carreira do músico português, que, depois de 15 anos a explorar as margens do jazz e da eletrónica, se volta a virar para a guitarra. Antes, apresenta-se na Blackbox do gnration, em Braga.

A 8 de maio, regresso de Kai Baird à sala que a acolheu pela última vez em 2018, ano em que assegurou a primeira parte da cantora-compositora Josephine Foster (atua a 29 de maio na Sala Lisa, e dois dias depois na Associação de moradores da Bouça). Consigo traz um novo álbum, Bearings: Soundtracks for the Bardos, que será antecedido pelo tropicalismo hasselliano dos brasileiros Garoa.

Quatro dias depois, a 12 de maio, encontro de titãs com Chris Corsano (bateria), Florian Stoffner (guitarra) e John Butcher (saxofone). Braids, lançado em 2023 pela Now-ezz-thetics, é o mais recente testemunho da formação norte-americana.

Entre a quinzena de nomes escalados para este mês, destaque para os mexicanos Meth Math, trio a mover-se entre as fronteiras do trance, da hyperpop e dos sons que corporizam a tradição latina, da cumbia digital aos novos perreos. Chupetones, a estreia de Angelica Ballesteros (vocalista), Ernesto Robles e Efrén Coronado (produtores) em longa-duração, é o mote da digressão com paragem a 25 de maio na ZDB (e um dia depois nos quartéis da Lovers & Lollypops, no Porto).

Depois de uma última passagem pelo país em 2023, a propósito da edição desse ano do Amplifest, Hillary Woods junta-se ao percussionista Gabriel Ferrandini e ao violinista e cúmplice de aventuras Oliver Turvey a pretexto de Acts of Light, o mais recente álbum da cantora-compositora norte-americana. O espetáculo, que tem o português Tomé Silva na primeira parte, está agendado para o dia 29 de maio.

A folk fraturada de Allegra Krieger (24 de maio), o pós-punk angular dos Drahla (26 de maio) e a triangulação Norberto Lobo, João Pereira e Ricardo Dias Gomes (14 de maio) são outras propostas do roteiro desenhado pela ZDB para o mês de maio. Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter