claire rousay dá concerto no festival FENDA, em Braga, em novembro

| Julho 8, 2024 4:39 pm

claire rousay regressa a Portugal em novembro para um concerto no festival FENDA, que após uma edição dedicada à arte urbana, em 2023, irá voltar-se novamente para a música com um programa de concertos distribuídos em várias salas da cidade de Braga.

A cantora-compositora canadiana, que editou este ano sentiment, atua a 24 de novembro no Auditório São Frutuoso, após uma última atuação na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, em outubro de 2023.

Editado em abril deste ano, sob a cinta da norte-americana Thrill Jockey, casa-mãe para artistas como Tortoise ou Matmos, sentiment explora um formato mais convencional de canção, “verbalizando com acutilância sobre perda, trauma e amor desajustado” ao longo de 10 canções que se movem entre a folk fraturada e as texturas da música concreta.

Leiam a crítica de Filipe Costa, publicada na última edição de 5 Discos, 5 Críticas, em baixo:

“No quarto de Claire Rousay, o privado dá lugar à transparência. Nele podemos encontrar uma Fender, duas latas amachucadas, um maço de tabaco e vários livros (diários, talvez), uma handycam e alguns CD-R. Na capa que cobre o seu mais recente álbum, sentiment, as paredes são enfeitadas por posters e postais variados, os cobertores estão amarrotados e no centro da tela, debaixo do calor das mantas recauchutadas, a figura cândida de Rousay, aconchegada no conforto da solidão — nostalgia, memória e saúde mental encapsulados numa moldura humana preenche de desejo e desenquadramento social.

Ao longo da década, a canadiana sediada em Los Angeles acumulou um vasto corpo de obra onde se move pelos terrenos da folk, da emo e da música concreta, com entradas diarísticas e um coração documental a orientar um passado exploratório em constante movimento. Em sentiment, a estreia pelaThrill Jockey, Rousay explora um formato mais convencional de canção. Descrito pela própria como o seu álbum pop, sentiment traz o verbo para a frente, verbalizando com acutilância sobre perda, trauma e amor desajustado.

Gravado em grande parte na estrada, sentiment reduz a música aos seus componentes mais essenciais, trabalhando o mundano com o encanto do que é primordial, sem adornos e subterfúgios acessórios. Se antes predominava a abstracção, agora é a voz encharcada em autotune a impor-se a um vocabulário expansivo feito de orquestrações de cordas, arranjos de câmara e bordões de guitarra a embrulhar uma colagem de sons táctil e pastoral.

Verdadeiro tratado de reinvenção e subversão de expectativas, sentiment rompe pela simplicidade e transparência com que aborda noções de identidade e inconformidade; uma extensão da artista que cobre todas as regiões previamente exploradas na sua extensa discografia.”

Os bilhetes para festival Fenda, que se realiza entre 22 e 26 de novembro, já estão à venda nos locais habituais. RY X (já esgotado) e Black Decelerant são outros nomes confirmados no cartaz do evento produzido pela associação Cosmic Burger.

5 Discos, 5 Críticas #82

 

FacebookTwitter