Hugo Geada dá voz à “geração de músicos à rasca” em novo livro

| Agosto 13, 2025 2:22 pm

Blaya, David Bruno, Selma Uamusse e Cláudia Guerreiro são alguns dos 24 músicos que expõem, na primeira pessoa, as dificuldades de viver exclusivamente da música no livro “Fora de Horas: o retrato de uma geração de músicos à rasca”, da autoria de Hugo Geada.

Editado pela CISMA, associação cultural da Covilhã, o livro — o primeiro do antigo colaborador da Threshold Magazine — é descrito em nota enviada à imprensa como “um reflexo da precariedade vivida por músicos em Portugal”.

“Entre empregos improváveis, estúdios improvisados, dificuldades financeiras e desigualdade de género, este livro reúne histórias de artistas de diferentes gerações que lutam por sobreviver num sistema que insiste em tratar a arte como um hobby”, acrescenta o mesmo comunicado.

Além dos músicos acima referidos, também Bia Maria, Marco Duarte, João Borsch, Femme Falafel, Raquel Martins e Maria Reis contribuem com testemunhos.

Natural de Estarreja, Hugo Geada, 28 anos, é licenciado pela Universidade da Beira Interior e mestre em Jornalismo pela Nova FCSH. Colaborou com publicações como a Visão, Público, Observador, Blitz e Time Out Lisboa.

“Fora de Horas” já está disponível para compra, pelo preço de 15 euros (10 euros para sócios da CISMA). O livro foi apresentado esta quarta-feira no festival Vodafone Paredes de Coura.

Fotografia: 800 Gondomar em concerto no Maus Hábitos (Matheus de Oliveira, 2024)

FacebookTwitter