Astra Vaga
Unção Honrosa

| Janeiro 18, 2026 10:04 pm

Unção Honrosa é o registo de estreia de Astra Vaga, o novo projeto de Pedro Ledo (Miami Flu e Lululemon), que consegue ser, ao mesmo tempo, uma lufada de ar fresco e um regresso ao passado no panorama da música portuguesa alternativa. A sua sonoridade, que cruza o post-punk com o dream pop, bebe da mesma fonte de bandas como os Sétima Legião, New Order e Depeche Mode, num contexto internacional – nostálgica, cínica e até depressiva, disfarçada de música de discoteca. Algumas das músicas neste álbum podiam mesmo usar instrumentais esquecidos dos Sétima Legião, tal é notória a influência.

As canções abordam sobretudo a desilusão com a vida moderna, explorando temas como o desenraizamento, a saudade e o desejo de libertação pessoal. Apesar de o som ser claramente um throwback, as letras são atuais e refletem questões pertinentes sobre a sociedade moderna. A identidade visual do projeto tem inspiração no movimento vaporwave – uma estética muito popular na internet, nostálgica e irónica, que recupera elementos visuais dos anos 80 e 90 para criticar a sociedade consumista e ultra capitalista do final do século passado. Astra Vaga adapta este estilo e essa mesma crítica à atualidade portuguesa, munindo-se de uma nostalgia que é muito nossa. Alguns dos pontos altos do álbum são os seus singles, “Cor-de- rosa”, “Lamento” e “Roxo”. A este grupo juntam-se ainda “Ninguém me Vê” e “Ilusão” como as melhores músicas do álbum. Talvez o único aspeto negativo do álbum seja a redundância do seu som e escrita. Há pouco que distinga algumas das músicas entre si (na sua qualidade sonora, estrutura e temas), o que pode levar a uma audição mais passiva e menos interessada das mesmas. Fica a sensação de que este projeto podia ter ido mais longe, ainda que tenha criado um som único e que vale a pena ouvir.
Em suma, Unção Honrosa é um bom álbum que, não sendo perfeito, expressa com sucesso ansiedades e medos que a maioria de nós sentimos. É uma boa banda sonora para nos acompanhar nos duros meses de inverno que ainda nos esperam. Podem ouvir Astra Vaga ao vivo, ao longo do meses de janeiro, fevereiro e março, no Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Guimarães e Funchal.

FacebookTwitter