Os melhores álbuns de 2016

Os melhores álbuns de 2016

| Janeiro 2, 2017 6:24 pm

Os melhores álbuns de 2016

| Janeiro 2, 2017 6:24 pm

Com 2017 mesmo no seu início, o momento ideal para divulgarmos o nosso top chegou. Escolhemos 30 álbuns do melhor que ouvimos em 2016. 366 dias que ficaram eternamente marcados, devido à morte de alguns dos músicos que nos eram mais queridos. Mas nem tudo foi negro em 2016. Em termos de concertos e festivais, foi um dos melhores anos que podemos ter memória. Um marco que, muito provavelmente, pode já ser ultrapassado em 2017. David Bowie, cuja morte arrasou todos os amantes de música, levou o prémio de álbum do ano pela nossa redação. Vejam em baixo todos os outros álbuns que marcaram 2016.

30 – The AvalanchesWildflower


29 – Ty SegallEmotional Mugger


28 – Iggy PopPost Pop Depression


27 – Sensible SoccersVilla Soledade


26 – PreoccupationsPreoccupations


25- And Also the TreesBorn Into the Waves


24 – Kendrick Lamaruntitled unmastered.


23 – DEAKINSleep Cycle


22 – peixe : aviãoPeso Morto


21 – the bodyNo One Deserves Happiness

20 – Thee Oh SeesA Weird Exit 


19 – Run the JewelsRTJ3


18 – Death GripsBottomless Pit

17 – Nicolas Jaar Sirens


16 – Jenny HvalBlood Bitch


15 – Frank OceanBlonde


14 – A Tribe Called QuestWe got it from Here… Thank You 4 Your Service


13 – King Gizzard and the Lizard WizardNonagon Infinity


12 – SwansThe Glowing Man


11 – RadioheadA Moon Shaped Pool


10 – Bruno Pernadas – Those who throw objects at the crocodiles will be asked to retrieve them



Com Those who throw objects at crocodiles will be asked to retrieve them, successor de How can we be joyfull in a world full of knowledge?, um dos álbuns mais inovadores produzidos na última década e eleito como o melhor álbum nacional pela nossa redação em 2014, Bruno Pernadas voltou em força às edições discográficas em 2016. Neste trabalho está bem patente a sua space age pop, o seu freak folk, o seu jazz, o seu krautrock, o seu tudo. Seguindo um estilo semelhante ao álbum editado em 2014, Pernadas contou com a colaboração de vários músicos na composição deste novo trabalho, nomeadamente Afonso Cabral (You Can’t Win Charlie Brown) e Francisca Cortesão (Minta & the Brook Trout) na componente vocal. Os dotes impressionáveis de Pernadas na guitarra, esses continuam lá, a guiar harmoniosamente a sua “orquestra” no meio de tantas ideias sonoras.

9 – Xiu XiuPlays The Music of Twin Peaks



Um álbum de covers de uma soundtrack, Xiu
Xiu Plays The Music of Twin Peaks
. Uma parafernália de guitarras que gritam por
entre melodias tão familiares e aconchegantes aos nossos ouvidos, todo o ar
soturno que Xiu Xiu sempre entrega mas agora com uma viagem a um mundo quase
psicadélico, com samples de monólogos assustadores retirados diretamente de Twin
Peaks
e a voz tão inigualável e cheia de ansiedade de Jamie Stewart. Uma
obra-prima digna de desejarmos que os Xiu Xiu tivessem composto a soundtrack
original.

8 – NiechęćNiechęć


Niechęć é um álbum com uma abordagem que excede as expetativas daqueles que
o vão ouvindo minuto a minuto, com atenção. Os polacos usam uma base de
guitarra-baixo-bateria que utilizam em conjugação com a sobreposição do piano e
saxofone. Esporadicamente utilizam outros instrumentos que conseguem denotar
influências na música clássica, oiça-se por exemplo “Echotony”, onde
o violino serve de introdução obscura a um single com um desenvolvimento
musicalmente alegre, e que volta a encerrar com o violino, a solo. Na essência
de tudo está o jazz, o grande monstrinho da perfeição musical e os Niechęć
aplicam-no na perfeição neste segundo disco de estúdio. Destaque ainda para singles como “Metanol”,
“Koniec” e “Atak”.

Os Niechęć conseguem neste homónimo levar-nos aos extremos da música
passando algumas vezes pelo desconforto, outras pelo puro êxtase. Há
consistentemente uma mistura constante de compassos musicais e sonoridades que
se refletem nas diferentes sensações provocadas no ouvinte.


7 – Nothing Tired of Tomorrow

Os Nothing deixaram de
ser APENAS aquela banda para “pessoal que curte Jesu, Godflesh, My Bloody
Valentine
e Slowdive”. Com Tired of Tomorrow, eles não só elevaram a fasquia do
nu-gaze atual, como subiram a um novo patamar: o de bastiões do género. Os Nothing
são a maçã que caiu mais perto de todas as raízes, os mais brilhantes
intérpretes do género atualmente. Senão, vejam tudo aquilo que foi aqui escrito
anteriormente. Senão, ouçam os violinos e o piano na “Tired of
Tomorrow” e digam-me que não ouvem lá ao longe a “Glycerine” dos
Bush. Ouçam as duas faixas de bónus — “The Heavenly Blue Flu” e a
“Tic Tac Toe” — e digam-me que não ouvem lá o “fuzzed out guitar
rock of the 90’s” apregoado na press release do disco. Mas acima de tudo,
façam um favor a vocês próprios: ouçam o disco. Várias
vezes.

6- BADBADNOTGOODIV


Os BADBADNOTGOOD são uma banda muito consistente, em constante evolução e sempre capaz de alcançar novas maneiras de surpreender e satisfazer os seus fãs. Este ano, com IV, levaram o seu jazz para uma nova direção. Explorando diversos géneros sem nunca perder a sua sonoridade característica, criaram um conjunto de canções ao nível dos seus melhores trabalhos anteriores. Tecnicamente exímios e capazes de compor melodias viciantes e ambientes que nos agarram completamente, trouxeram-nos com este álbum músicas excelentes como “And That, Too”, “Speaking Gently” e colaborações com, por exemplo, Sam Herring (Future Islands), em “Time Moves Slow”, e Charlotte Day Wilson, em “In Your Eyes”, outros dois destaques do disco. Ainda são uma banda jovem, mas já mostraram inúmeras vezes que não lhes falta talento. Os BADBADNOTGOOD deram este ano mais um passo em frente na sua carreira. Para o ano estreiam-se em Portugal, no Vodafone Paredes de Coura.

5 – Car Seat Headrest Teens of Denial

2016 pode não ter sido o ano que nos apresentou Will Toledo, mas foi sem dúvida o ano em que o jovem artista norte americano se revelou como uma das figuras mais fulcrais da música indie atual. O seu trabalho já era notável pelo modo prolífero como editava música, com cerca de uma dezena de lançamentos via bandcamp num espaço de pouco mais de cinco anos. Teens of Denial, o seu segundo disco pela Matador Records, traz um Toledo acompanhado de uma banda super competente e com ainda mais energia e eficácia. Com uma lírica invejável, Teens Of Denial contém alguns dos temas mais orelhudos do ano como “Drunk Drivers/ Killer Whales” e “Fill In The Blank”, autênticos hinos para uma nova geração como foi comprovado na sua marcante passagem pelo NOS Primavera Sound, onde foi recebido de forma gloriosa pelo público português. Um ano inesquecível que faz dos Car Seat Headrest um dos projetos mais interessantes do momento, com um futuro muito promissor e uma carreira que teremos todo o gosto em continuar a acompanhar.

4 – Angel OlsenMy Woman


Não é à toa que Angel Olsen arrecada o
quarto lugar na nossa lista. A americana finalmente deixou a depressão de lado
e apresentou
My Woman, álbum que nos deixou de coração aberto em 2016. No
passado mês de março, Angel deu um concerto intimo e acústico na ZDB, onde
tivemos oportunidade de ouvir algumas destas novas músicas. “Intern” abre o
álbum em grande, e é a prova de que a depressão foi deixada para trás.
“Still got to wake up and be someone”, uma lição de vida para todos os que
ouvem
My Woman, presente logo nesta primeira música. É escusado referir os
destaques deste álbum, a qualidade de
My Woman é homogénea com exceção em “Not
Gonna Kill You”, talvez a faixa menos conseguida neste registo. Em junho do
próximo ano vamos ter a oportunidade de a ver ao vivo, no NOS
Primavera Sound. Aproveitem bem esta chance para assistir a um dos melhores álbuns de
2016.

3 – Danny Brown – Atrocity Exhibition


Primeiro, surgiu XXX, um registo sonoro
fruto da introspecção que Danny Brown fez aos recantos mais profundos da sua
mente perturbada. XXX surge como uma espécie de troféu, um prémio resultante da
conquista de uma difícil etapa, a qual precisa de ser comemorada. Essa etapa é
a sua vida inteira —desde traficar droga a ver a cidade natal de Detroit a ser
desmembrada aos poucos, com a crise económica a desferir duros golpes na
paisagem, seja ela material e humana — até que Daniel Dewan Sewell se torna em
Danny Brown. 
Depois dessa vitória, veio o amadurecimento da fórmula com Old, o
álbum que sairia no ano seguinte. Segundo Danny,
Old é, de certa forma, o seu Kid A, sendo que XXX é, pela mesma ordem de ideias, o seu OK Computer. E em muitos sentidos, quando comparamos o Old com XXX, vemos que o seu sucessor
tem valores de produção mais elevados. Porém, é também um álbum menos coeso. 

Agora, em 2016, Brown regressou. Pediu emprestado o título da faixa de abertura
do Closer — os Joy Division são uma das influências declaradas de Brown — e
lançou o seu mais recente disco pela Warp Records, a label que pariu a IDM. E
em Atrocity Exhibition, Brown continua a descer a espiral depressiva — a mesma
que ele nos apresentou com XXX. Uma comédia decadente para a qual ele convidou
oradores tais como Petite Noir, Kendrick Lamar, B-Real. Atrocity Exhibition é
uma sequela digna de XXX e o melhor disco de hip hop de ano.

2 – Nick Cave & The Bad SeedsSkeleton Tree


Nick Cave é um dos
grandes na cena musical. Ao seu 16º álbum,
Skeleton Tree, Nick Cave acompanhado
pelos
The Bad Seeds apresenta um álbum psicologicamente denso, com uma produção
de topo e carregado de sentimentos nostálgicos resultado da perda de algo amado.
Skeleton Tree reflete no ouvinte um estado depressivo e nas oito músicas que o
compõem, constrói um enredo embebido em tristezas que nunca antes
Nick Cave
havia mostrado nos seus trabalhos em estúdio.
Skeleton Tree é um álbum que
retrata a fase que um pai vive após a perda de um filho, algo por o qual Nick
Cave passou no verão de 2015.
Os suspiros são sentidos
em músicas como “Jesus Alone” 
(“You fell from the sky and crash landed in a field”),
“Anthrocene” (“All The Things We Love We Lose”) e “Distant
Sky” (“They told us our gods would outlive us (…)
But they lied”), onde Nick Cave mostra como o
filho era um deus para ele e sublinha o facto de ele ser um Jesus sozinho, num
mundo onde só a tristeza pode perdurar.
Um disco
extremamente triste, mas belíssimo para embalar.

1 – David BowieBlack Star
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Bastaram apenas sete
canções para David Bowie se despedir do mundo com Blackstar, um dos melhores
trabalhos editados ao longo sua carreira de quase 50 anos. Bowie foi um dos
maiores artistas de todos os tempos, influenciador das mais diversas vertentes do
rock: glam rock, art rock, rock mais experimental e psicadélica; mas também
responsável por alguma da melhor música pop dos anos 80 e 90. Morreu inesperadamente
dias após ter lançado este último trabalho, onde se sobrepõem elementos de
jazz, eletrónica, avant-garde e art rock. Fortemente influenciado por To Pimp A Butterfly, de Kendrick Lamar, Blackstar é um álbum triste
mas belo, onde todos os momentos podem ser considerados de grande emoção. Tanto
a produção como as letras e todos os instrumentos envolvidos se conjugam em
harmonia perfeita, conferindo a este álbum um carácter quase metafísico, como
se estivessemos numa nova dimensão.

Tanta coisa podia ser dita sobre Blackstar,
mas o que interessa mesmo é ouvi-lo de uma ponta à outra, e sentir que lá no
alto há um Ziggy Stardust, um Aladdin Sane e um Thin White Duke a olharem por
nós.
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