Reportagem: Taina Fest [CCOP, Porto]

Reportagem: Taina Fest [CCOP, Porto]

| Julho 1, 2019 10:58 am

Reportagem: Taina Fest [CCOP, Porto]

| Julho 1, 2019 10:58 am

No passado dia 20 de junho, a Lovers & Lollypops trouxe ao ringue
do Circulo Católico de Operários do Porto 
mais uma edição do Taina Fest,
com Mdou MoctarThe Mauskovic
Dance Band
 e DJ Fitz. 
A tarde começou com muito sol e com DJ Fitz a abrir as hostilidades. O “irlandês mais cool” do bairro das Fontainhas tratou de animar os tempos mortos com ritmos bem quentes, ideais para aquela solarenga tarde de quinta-feira. 


Seguiu-se The
Mauskovic Dance Band
, a aventura musical de Nicola Mauskovic, baterista de Jacco Gardner. Depois da sua estreia em terras
lusas em 2017, com posterior passagem pelos festivais 
Tremor e Milhões de Festa, regressaram mais uma vez ao nosso país para apresentar seu primeiro álbum homónimo (link para o álbum aqui), acabado de sair pela Soundway Records. As influências afrocaribenhas e de cumbia foram bem visíveis, sendo que foi impossível não bailar ao som dos holandeses, que ainda tocaram algumas músicas do seu EP lançado o ano passado, Down in the Basement

Dos Países Baixos seguimos depois para o Níger, numa viagem patrocinada pela música do virtuoso da guitarra Mdou Moctar e da sua banda. Depois de nos ter visitado ainda neste ano transacto, Moctar regressou a Portugal este mês para apresentar ao vivo o seu mais recente trabalho, o LP Ilana: The Creator, lançado esta primavera (link para o álbum aqui). Gravados nos EUA, o músico do Niger mais uma vez funde a música tuareg com o rock, sendo que Moctar já foi mais do que uma vez apelidado do “Jimi Hendrix do deserto do Saara” e encarnou em Rain the Color of Blue with A Little Red In It um guitarrista nómada largamente inspirado em Prince (podem encontrar o trailer da película aqui). Marco maior de toda uma geração de músicos nigerinos, Moctar e a sua banda fecharam com chave de ouro a parte instrumental do certame.



Seguiu-se mais uma mostra da curadoria musical de DJ Fitz, que esteve também a cargo da banda sonora da despedida de mais uma tarde bem passada no ringue do CCOP, organizado pela Lovers & Lollipops.



Texto e Fotografia: David Madeira e Edu Silva

FacebookTwitter