7 ao mês com Vera Marmelo

7 ao mês com Vera Marmelo

| Fevereiro 19, 2021 9:48 am

7 ao mês com Vera Marmelo

| Fevereiro 19, 2021 9:48 am


O nome Vera Marmelo rima com concertos. Um concerto ou festival acontecer, especialmente em Lisboa, sem ela e a sua câmara fotográfica por perto para o registar é algo muito raro. Acumula a fotografia com o seu trabalho como engenheira civil e, apesar de não ter formação de raíz em fotografia, é um nome bastante conhecido a nível nacional e até internacional.

A Vera cresceu no Barreiro e fotografa músicos/concertos desde o longínquo ano de 2004. A sua ligação com a música inicia-se exatamente nas suas origens, no Barreiro, onde, de uma forma autodidata, começa a fotografar os seus amigos músicos e os festivais locais, onde se destacam o OUT.FEST e o Barreiro Rocks


Passados mais de dez anos desde o início desta aventura os amigos, os músicos, os concertos, as salas, os festivais e as ocasiões mais ou menos especiais vão-se multiplicando e o seu arquivo pessoal crescendo. Alimenta de forma muito regular o seu blogue há quase 15 anos. Em 2013 e 2014, editou dois livros de autor – o primeiro de retratos em nome próprio e o segundo a duas mãos a propósito do 20º aniversário da Galeria Zé dos Bois. Os dez anos de vida online serviram de mote para o lançamento de um novo site e a revisão do seu trabalho em publicações de autor, num formato poster.

As escolhas da Vera Marmelo para esta edição do 7 ao mês encontram-se de seguida.

Sou terrível a fazer esta coisa de escolhas. Nunca me lembro do que ouvi, do que gostei, do que mais me marca ou marcou. Então optei por deixar aqui sete coisas em que tropecei nestes dias em que estou mais em casa. Coisas que me surpreenderam e me prenderam.
ENNY – Peng Black Girls (feat. Amia Brave)

Primeiro! Vi a primeira versão desta música com a Jorja Smith no A COLORS SHOW. Mas deixo aqui o vídeo que me prendeu:

Devonté Hynes – Evil Nigger

O Sérgio Hydalgo (ZDB) mostrou-me este bocado maravilhoso de música no outro dia, o Dev Hynes a tocar o “Evil Nigger” do Julius EastmanHá uns dias assisti ao primeiro episódio de Small Axe e estou a terminar o primeiro livro da autobiografia da Maya Angelou, “I Know Why The Caged Bird Sings”. Faz tudo muito sentido! E fecha-se o ciclo com o discurso da Amanda Gorman.

Lil Nas X – Old Town Road ft. Billy Ray Cyrus

Houve aí um mini-fenómeno no The Voice Kids que me meteu a ouvir com atenção a música mais conhecida do Lil Nas X.
Khruangbin & Leon Bridges – Texas Sun

As listas dos melhores do ano da Antena 3, que vou sempre espreitar, trouxeram-me os Khruangbin. Ando muito perdida nestas novidades, desculpem.
ROSALÍA & Travis Scott – TKN

A Rosalía merece estar aqui duas vezes, primeiro com o Travis Scott.

Billie Eilish, ROSALÍA – Lo Vas A Olvida

E depois com a Billie.

Chelsea Wolfe, Emma Ruth Rundle – Anhedonia

E antes do fim de janeiro, para salvar um bocadinho esta quarentena, aparece esta canção. E com ela a união de duas das minhas favoritas de sempre, a Chelsea Wolfe e a Emma Ruth Rundle, a cantar sobre um estado que eu conheço bem demais e ao qual nunca tinha dado um nome.


Aproveitem para seguir a Vera Marmelo (Instagram, blogue ou site), para ficarem a par do seu trabalho e aguçar o apetite pelos concertos vindouros.
FacebookTwitter