Morreu Richard H. Kirk, fundador dos Cabaret Voltaire

| Setembro 21, 2021 5:15 pm

Richard H. Kirk, pilar das linguagens eletrónicas que ajudou a fundar os Cabaret Voltaire, faleceu aos 65 anos. A morte do artista britânico foi comunicada esta terça-feira pela sua última editora, a inglesa Mute, que não revelou as causas da morte.

Natural de Sheffield, Inglaterra, Richard H. Kirk fundou os Cabaret Voltaire em 1973. Inspirado pelas ideias “não-musicais” de Brian Eno e Roxy Music em relação à instrumentação, o grupo foi pioneiro ao introduzir técnicas de corte e colagem nas suas composições assumidamente dada (o nome do projeto deriva do histórico clube de Zurique que foi centro do movimento dadaísta). Com o auxílio de Stephen Mallinder, na voz e baixo, e Chris Watson, nas fitas, Kirk consumou o núcleo duro da formação que ajudou a cimentar as correntes industriais da época, antecipando os movimentos pós-punk e new wave de Inglaterra (New Order, Depeche Mode e The Human League, também de Sheffield, são alguns dos atos que viram nos Cabs uma inspiração).

Depois da saída de Watson do grupo, em 1981, a dupla de Kirk e Stephen Mallinder editou um dos seus maiores êxitos, “Sensoria”, onde manifestava um novo interesse pela pop feita de sintetizadores. Com a dissolução do grupo, em meados dos anos 90, Richard H. Kirk embarcou numa série de lançamentos eletrónicos a solo, em nome próprio mas também como Sandoz ou Sweet Exorcist, explorando outras linguagens da música de dança como o techno e a house.

Em 2014, Kirk recuperou o nome do projeto para uma série de espetáculos centrados no presente (atuou no festival Forte, em Montemor-o-Velho, em 2016) e, em 2020, editou Shadow of Fear, que assinalou o primeiro lançamento de Kirk como membro único dos Cabaret Voltaire. O EP Shadow Of Funk, bem como os álbuns Dekadrone e BN9Drone, dedicados às derivas do drone, seguiram-se este ano.

FacebookTwitter