Bonifácio apresenta-nos as suas irrepetíveis Lockdown Tapes

| Novembro 19, 2021 12:43 pm
Bonifácio apresenta-nos as suas Lockdown Tapes

O músico e produtor portuense Bonifácio está de volta com uma nova edição merecedora do carimbo da conceituada Regulator Records. O sucessor de Hanami, EP de estreia que lhe valeu um lugar entre as revelações de 2020 para a nossa redação, denomima-se Lockdown Tapes e assume-se acima de tudo como uma experiência musical.

Como o título indica, Lockdown Tapes é fruto do contexto pandémico vivido nos últimos 2 anos, em que o artista, face ao confinamento experienciado, sentiu necessidade de criar proximidade numa circunstância em que só existe distância. Neste novo álbum de curta duração Bonifácio recorreu a técnicas de composição de música generativa, aprimorando algumas ferramentas usadas e desenvolvidas por compositores como Steve Reich ou Brian Eno nas décadas de 60 e 70. A música é gerada semi-automaticamente seguindo um conjunto de regras definidas, ficando o restante palco sonoro a cargo da imprevisibilidade. Deste processo resultaram as faixas “Ar”, hoje disponibilizada, e “Moving While Standing Still”, num registo deveras otimista, preenchido por melodias luminosas, belas texturas sintéticas e elementos cristalinos refinados.

Cada performance proporciona uma nova perspectiva sobre uma moldura pré-determinada à partida pelo artista – não há duas reproduções iguais da mesma canção. A edição física, em cassete, pretende espelhar esta mesma irrepetibilidade de cada uma das reproduções. Limitada a 50 cassetes numa caixa de madeira numerada à mão, cada uma delas terá uma versão diferente dos temas que compõem o segundo EP de Bonifácio.

Lockdown Tapes tem lançamento previsto para 6 de dezembro, em formato físico e digital, com o cunho da Regulator Records. As pré-encomendas podem ser feitas a partir de hoje no bandcamp da label ou através de regulatorrec@gmail.com.

FacebookTwitter