gnration leva Boris, Tim Hecker ou Mabe Fratti a Braga até junho

| Fevereiro 1, 2023 9:00 am

De Boris a Tim Hecker, Mabe Fratti e Lucrecia Dalt, além do habitual plano de exposições, dança e residências artísticas, são muitas as propostas que o gnration, em Braga, tem para oferecer no segundo trimestre do ano, cujo programa foi divulgado esta quarta-feira na sua totalidade.

No ano em que se cumprem dez anos desde a fundação do gnration, o programa regular de música arranca em jeito de celebração com um concerto da colombiana Lucrecia Dalt, o terceiro da cantora-compositora sediada em Berlim naquela sala. Ay!, sexto longa-duração de carreira (e o melhor de 2022 nas contas do Público e da Wire), é o mote para o espetáculo agendado para o primeiro dia de abril. A 3 de abril, a autora “Atemporal” passa pela Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

Ainda no mês de abril, que vai contar, entre outras propostas, com um encontro em palco entre Dave Douglas e Joey Baron, ícones do jazz mundial, o músico e compositor Tim Hecker regressa ao espaço que o acolheu pela última vez em 2016 com um novo trabalho de originais, No Highs, que deverá sair no dia 7 desse mês sob a alçada da Kranky. O concerto é um dos destaques do trimestre abril-junho do gnration e acontece no dia 21 de abril, um dia depois do concerto na Culturgest, em Lisboa.

As celebrações dos dez anos culminam a 29 de abril com o gnration open day, um dia preenchido em música, instalações e atividades de serviço educativo que este ano contará com a apresentação em palco de Reset, o álbum de estreia de Panda Bear & Sonic Boom que passou em revisão na edição de outubro da rubrica Cinco Discos, Cinco Críticas. Bandua, Arsenal Mikebe, De Schurmann, Serge Fritz, Inês Malheiro, Candy Diaz e um espetáculo de comunidade dirigido pela música turca Ece Canli com a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos completam o certame desta noite.

Mabe Fratti, violoncelista e compositora oriunda do Guatemala cujo Será que ahora podremos entendernos, publicado em 2021, foi alvo de resenha nas nossas páginas digitais, assinala a sua estreia em terras lusas com um espetáculo de apresentação do seu mais recente álbum, Se Ve Desde Aqui, no dia 27 de maio. Sobre Será que ahora podremos entendernos, Luís Sobrado escreveu:

“Acaba por ser curioso que um disco tão obstinado acerca da comunicação ou de falta dela esteja tão alicerçado na colaboração e no contributo de outros artistas, numa sinergia peculiar que se terá formado em La Orduña. É comovente perceber que o principal trunfo de um dos grandes discos gravados e lançados em tempo de isolamento é a comunhão.”

Instituição do rock japonês e um dos mais importantes exemplos da música de peso, os Boris apresentam-se pela primeira vez em Braga com o terceiro volume da série Heayy Rocks, inaugurada em 2002 e que conheceu a sua última instalação em 2022 (carimbo Relapse Records). O concerto – o primeiro da banda em Portugal desde a passagem pelo Porto em 2011 – está agendado para o dia 4 de junho e foi agenciado em parceria com a Amplificasom.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter