70

Basqueiral: Benefits, Bala e Zen entre as primeiras confirmações para a edição de 2024

| Fevereiro 5, 2024 11:11 pm

A máquina ruidosa e altamente politizada dos britânicos Benefits (na foto), a explosão rock dos recentemente retornados Zen e o peso subterrâneo das espanholas Bala são alguns dos nomes confirmados esta segunda-feira para a 8ª edição do Basqueiral, que nos dias 14 e 15 de junho levará ainda o nervo pós-punk dos neerlandeses Tramhaus e os caldeirões pós-género dos britânicos Butch Kassidy e dos portugueses Galgo até à vila de Santa Maria de Lamas.

Organizado pelo Basqueiro – Associação Cultural em parceria com o Museu de Lamas, o Basqueiral promete reúnir no seu cartaz “um conjunto de pelo menos 14 nomes”, muitos deles em estreia nacional, agregando talento emergente e figuras consolidadas do rock alternativo numa matriz de música desafiante que pretende escapar “à mira dos rotuladores compulsivos”, como explica a organização em comunicado.

Paralelamente à música, o programa BasqueirArt, que funciona como extensão artística do festival, levará ao Museu de Lamas uma exposição exclusiva de fotografias do acervo da Agence France Press, assim como um segmento dedicado a instalações artísticas. A banalização do massacre de vítimas inocentes em conflitos armados é o tema escolhido para guiar a edição de 2024.

Antes, a 22 e 23 de março, também no Museu de Lamas, um grupo de oito nomes já fechados (mas ainda por anunciar) fazem o aquecimento do evento de junho. A entrada é gratuita para portadores de passe geral. 

Os bilhetes de acesso aos dois dias do Basqueiral 2024 já se encontram à venda pelo valor de 25 euros, até dia 30 de abril; depois, o preço sobe até aos 35 euros. Durante os dias de festival, nas bilheteiras do recinto, estará também disponível um número reduzido de bilhetes diários pelo custo único de 20 euros.

FacebookTwitter