A máquina ruidosa e altamente politizada dos britânicos Benefits (na foto), a explosão rock dos recentemente retornados Zen e o peso subterrâneo das espanholas Bala são alguns dos nomes confirmados esta segunda-feira para a 8ª edição do Basqueiral, que nos dias 14 e 15 de junho levará ainda o nervo pós-punk dos neerlandeses Tramhaus e os caldeirões pós-género dos britânicos Butch Kassidy e dos portugueses Galgo até à vila de Santa Maria de Lamas.
Organizado pelo Basqueiro – Associação Cultural em parceria com o Museu de Lamas, o Basqueiral promete reúnir no seu cartaz “um conjunto de pelo menos 14 nomes”, muitos deles em estreia nacional, agregando talento emergente e figuras consolidadas do rock alternativo numa matriz de música desafiante que pretende escapar “à mira dos rotuladores compulsivos”, como explica a organização em comunicado.
Paralelamente à música, o programa BasqueirArt, que funciona como extensão artística do festival, levará ao Museu de Lamas uma exposição exclusiva de fotografias do acervo da Agence France Press, assim como um segmento dedicado a instalações artísticas. A banalização do massacre de vítimas inocentes em conflitos armados é o tema escolhido para guiar a edição de 2024.
Antes, a 22 e 23 de março, também no Museu de Lamas, um grupo de oito nomes já fechados (mas ainda por anunciar) fazem o aquecimento do evento de junho. A entrada é gratuita para portadores de passe geral.
Os bilhetes de acesso aos dois dias do Basqueiral 2024 já se encontram à venda pelo valor de 25 euros, até dia 30 de abril; depois, o preço sobe até aos 35 euros. Durante os dias de festival, nas bilheteiras do recinto, estará também disponível um número reduzido de bilhetes diários pelo custo único de 20 euros.