Callahan & Witscher atuam no Cosmos Campolide esta quinta-feira

| Fevereiro 27, 2024 10:33 pm

Os norte-americanos Callahan & Witscher vão dar um concerto em Lisboa esta semana. O espetáculo, organizado pela iniciativa Projecto de Vida, decorre a 29 de fevereiro no Cosmos Campolide e tem Riva Mut como convidada especial.

Foi nos extremos mais ruidosos da cena noise norte-americana que Jeff Witscher – que é também René Hell e que colaborou, entre outros, com Pete Swanson, Séan McCann e Oneohtrix Point Never (o split Music for Reliquary House / In 1980 I Was a Blue Square é uma das suas obras mais reconhecidas) – deu os seus primeiros passos no mundo da música, tendo fundado pelo caminho projetos seminais do género como os extintos Foot Village; mas foi na intersecção entre a eletrónica, o acústico e as colagens sonoras que encontrou a sua verdadeira vocação. Neste plano, o músico de Nova Iorque tem vindo a estabelecer uma proveitosa relação de cumplicidade com o compatriota Jack Callahan, músico, compositor e um habilidoso engenheiro de som (é sua a masterização de trabalhos recentes de Ka Baird e Cloud Nothings).

Depois de se terem apresentado no Porto, nos quartéis do Canal 180, em 2022, o duo traz a Lisboa um novo álbum de originais, Think Differently, que sucede um conjunto de ensaios em forma de colagens pós-modernistas de títulos sugestivos (The Past, Present and Future of Experimental Music (Uncut GRM), Stockhausen Syndrome), todos eles publicados durante a pandemia. “Hate the Player” (com Ana Roxanne) e “Columbus” são os primeiros avanços do disco que deverá ser publicado algures este ano, via PPM.

As entradas possuem o custo de 5 euros e podem ser adquiridas à porta do evento.

FacebookTwitter