Gabriel Ferrandini inaugura catálogo da CANTO com ‘Hair of the Dog’

| Junho 28, 2021 5:46 pm

Hair of the Dog inaugura o catálogo da CANTO, nova editora fundada por Sérgio Hydalgo com o objetivo de publicar os trabalhos que o antigo programador da Galeria Zé dos Bois “tem vindo a instigar através de residências artísticas e de projectos especiais desenvolvidos com músicos” que lhe são próximos. O segundo álbum a solo do baterista português está disponível no Bandcamp desde junho e conta com arranjos adicionais de Pedro Tavares (funcionário, Império Pacífico) e co-produção de Miguel Abras.

Três anos volvidos de Volúpia, a estreia de Ferrandini a solo, o artista de Lisboa regressa com um trabalho que reúne três composições onde o acústico e os sons amplificados se encontram frente-a-frente, combinando palpitações rítmicas de bateria com pedais de volume, sub-graves, baixas frequências e feedbacks. Hair of the Dog recorre a material escrito pelo compositor Carlo Gesualdo, conhecido também por Príncipe de Venosa (1566-1613), cujas canções, compostas maioritariamente para coros de cinco vozes, nunca chegaram a ser materializadas ao vivo devido ao seu contexto vilanesco (Madrigais, a sua obra mais conhecida, foi composta em isolamento no castelo onde matou seu filho).

Hair of the Dog tem edição em vinil apontada para o próximo dia 15 de julho e deverá ser apresentado ao vivo no Jazz em Agosto, em Lisboa,  no dia 6 de agosto.A masterização é de António Pinheiro da Silva e a capa tem assinatura de André Cepeda.