The Marías
Submarine

| Junho 4, 2024 11:23 pm

Após termos contado ansiosamente os dias até ao seu lançamento, Submarine, o segundo álbum da banda de indie pop de Los Angeles, encontra-se já nas plataformas de streaming habituais. À semelhança do seu álbum de estreia que os lançou na cena indie americana (Cinema, 2021), conta com a voz inconfundível e única de María Zardoya, a produção e bateria de Josh Conway, a guitarra de Jesse Perlman e os sintetizadores de Edward James.  A sonoridade dos The Marías leva-nos numa viagem no tempo, criando à nossa volta um universo muito próprio e diverso: tanto mistura sons vintage, típicos do jazz, como sons de funk, de R&B, de música latina, de música eletrónica e de rock psicadélico. Este confronto musical entre passado e presente, entre vários géneros, culturas e até línguas (já que a banda canta em inglês e em espanhol) é aquilo que faz com que a mente do ouvinte viaje, sempre comandada pela voz sussurrada, romântica e leve de María Zardoya.

Submarine, tal como o que tem sido até agora a música dos The Marías, é uma experiência imersiva, onde se procura criar um ambiente relaxante através de dance beats calmas, que vêm, na verdade, mascarar sentimentos muitas vezes tumultuosos e difíceis de exprimir. Por exemplo, logo pela primeira música do álbum, “Ride”, devido aos efeitos da guitarra aliados aos ritmos lentos, o ouvinte tem a sensação de estar, de facto, num submarino a descer às profundezas do oceano.  Considerando que a água é o elemento associado às emoções, “Ride” é um aviso para termos cuidado com a melancolia das próximas faixas, já que as águas (aparentemente) paradas são as mais perigosas.

The Marías

Analisando de perto as letras das canções de Submarine, percebemos os principais motivos de reflexão: no fundo, o álbum vem pôr em perspetiva os sentimentos que se vivem dentro e fora de uma relação. Por exemplo, em “Echo”, a voz pergunta-se sobre como se sentiria se estivesse sozinha, mas cedo percebe que talvez a solidão não seja tão ideal quanto lhe parece, já que basta não receber uma chamada do companheiro para ficar ansiosa: “I wonder what it’s like/To be alone/If you won’t call me back/I guess, I’ll know“. A voz reconhece o seu dramatismo, mas também sabe que está fora de controlo, que o verdadeiro eco na sua cabeça é o da voz e presença daquele de quem se separou, e que a sua única certeza é que nunca conseguirá realmente esquecê-lo. De certo modo, os seus sussurros simbolizam a sua vulnerabilidade, admitindo ao mundo aquilo que não ousa admitir a si própria. Inclusive, mesmo o instrumental de “Echo”, através dos motivos circulares e leves da guitarra (simbolizando as bolhas de água), mostra-nos a complexidade e, ao mesmo tempo, a fragilidade destes sentimentos.

Uma outra canção que explora outros sentimentos negativos que advêm de estar numa relação é “Paranoia”. Esta canção, segundo a própria María Zardoya numa entrevista dada à revista Paper, é sobre “estar numa relação não só com uma pessoa, mas também com os seus próprios demónios”, sobre como as emoções da pessoa com quem estamos podem espelhar as nossas, sobre como nem sempre é fácil alguém dar-se a conhecer (“Can’t get through to you“), e como “nem sempre as coisas são o que parecem”. Tal como simbolizado pela fluidez da água, existe sempre ambiguidade nas relações humanas. Apesar de, até aqui, poder parecer que o álbum corre o risco de ser demasiado calmo e os motivos serem demasiado semelhantes, existem algumas canções que contrariam essa ideia. Por exemplo, “Run Your Mouth”, destaca-se pelas suas letras poderosas, pelos solos de guitarra e pelos seus ritmos rápidos, contrastando com o resto do álbum por ser uma canção mais confiante e propícia à dança:

“When we talk about
Everything that happened
Would rather sit around
I don’t need a lesson
You’d just call me out
Call me when I’m distant
Always run your mouth
I don’t wanna listen”

Apesar de ainda centradas no tema do final de um relacionamento, “Lejos de Ti” e “Ay No Puedo”, são canções cantadas em espanhol e que contribuem para trazer diversidade ao álbum. “Lejos de Ti”, tal como é esperado de um poema romântico, associa elementos da natureza (neste caso, o frio e a noite) ao sofrimento amoroso (simbolizado pelos olhos tristes e pela lembrança de momentos mais felizes). É como se não fosse possível esquecer mais a pessoa de quem a voz se separa, sendo aqui evidente o desejo de manter uma conexão mesmo após a separação. Em contraste com “Lejos de Ti”,  uma canção mais lenta e reflexiva, “Ay No Puedo” possui ritmos típicos da música latina: estes fazem lembrar as origens de María Zardoya, mostrando que ela própria se insere tanto na cultura americana como na cultura porto-riquenha.

Para fechar o álbum, canções como “No One Noticed”e “If Only” destacam-se pelo piano, pela especial melancolia da voz, e (no caso de “If Only”)  pelos instrumentos de sopro, representando o ponto culminante e mais profundo de Submarine. Em “If Only”, versos como “Even when I dream/You are next to me” sugerem uma ligação profunda entre duas pessoas que, apesar de imperfeita, transcende o mundo real (espelhando a música de Submarine). Por último, o tema “Sienna” funciona como catarse, como uma forma de recordar os bons tempos e de aceitar que tudo tem um fim.

“And I smile when I think of
All the times we had
At the beach in the winter
When the waves were mad
Down by the water, crystal clear
See her face in the forest

Then it disappears”

Mais do que em qualquer outra música, por aqui se vê que todos os aspetos da produção foram pensados ao pormenor pela banda, sempre envolvida em cada detalhe da criação de um álbum. Mal María pronuncia a palavra “disappears“, há um silêncio abrupto que nos faz perceber que o submarino frágil que nos protegia de todos estes sentimentos se rompeu. Ouvimos apenas o barulho das águas: ficámos perdidos para sempre nas profundezas do oceano. Fomos inevitavelmente engolidos pelas emoções de María Zardoya e Josh Conway, sem maneira alguma de poder voltar a ser um mero observador externo.

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